Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.[1]
A Pastoral da Saúde, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde"
A Pastoral da Saúde e a Pastoral dos Enfermos são pastorais diferentes, sendo que cada uma trabalha com seus objetivos específicos. A Pastoral dos Enfermos tem uma importância grandiosa para a comunidade, pois ela cumpre o papel do cristão que aproxima o doente de Jesus Cristo, dando um novo sentido para a dor. Também é seu papel humanizar e cristianizar os ambientes de tratamento dos doentes, lembrando ao corpo médico a sua vocação. Vale lembrar, ainda, que o nome Pastoral dos Enfermos não existe mais na linguagem oficial da Igreja, pois as atividades desta pastoral estão presentes na “dimensão solidária” da Pastoral da Saúde. As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade são várias. Vão desde a atenção aos doentes até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Tem como coordenador Izabel