A Pastoral Vocacional articula-se com a pastoral orgânica. Toda a pastoral precisa ter uma dimensão vocacional. De modo especial, o serviço vocacional preocupa-se com a catequese, os grupos de adolescentes, pastoral da juventude, pastoral da crisma, pastoral familiar e com as equipes de liturgia. Dinamiza a comunidade eclesial, integrando todas as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, em especial os adolescentes e jovens, a descobrir, a assumir, a desenvolver a vocação ou o ministério a que Deus os chamou. Preocupa-se com o surgimento e o encaminhamento de todas as vocações e ministérios na Igreja. –
O objetivo da Pastoral Vocacional é possibilitar o conhecimento dos diversos chamados de Deus à pessoa humana, na diversidade de estilos de vida através de encontros com estudos, reflexões, dinâmicas, debates e momentos de oração. Pode haver também acompanhamento pessoal, através de um curso vocacional.
1. As atividades da Pastoral Vocacional ajudam no despertar da cada cristão para a vocação a qual é chamado como batizado, convidando principalmente os adolescentes e jovens a participarem de encontros vocacionais.
2. O trabalho vocacional contem reflexões em torno da vocação comum de todos os batizados, além da vocação ministerial própria a que alguns são chamados.
3. O despertar, o discernimento, o acompanhamento e o cultivo das vocações é tarefa de todas as pastorais e serviços, que deverão incluir este tema em seus textos e subsídios.
4. Valorizar os dias das diversas vocações: mães (segundo domingo de maio); padres (primeiro domingo de agosto); pais (segundo domingo de agosto); religiosos(as) (terceiro domingo de agosto); catequistas (quarto domingo de agosto); leigos(as) (último domingo do tempo comum, dia de Cristo Rei).
Essa Pastoral tem como coordenadores o casal Antonio Pereira e Silvana