A função da pastoral é conscientizar que no batismo, os padrinhos são responsáveis pela formação dos batizados, tendo como princípio a educação na fé, e na vivência familiar. O padrinho e a madrinha são vistos como pais espirituais, “ou seja” é assumir o compromisso de se responsabilizarem pela formação cristã do afilhado. Em falta dos pais os padrinhos assumem a educação cristã do afilhado, tendo como referência o princípio cristão. Devemos constantemente dar testemunho da vida, sendo renovado em nós o objetivo cristão, e corajosamente dar testemunho do batismo.
Devemos lembrar que a água é um elemento fundamental do batismo, tendo o mesmo valor o gesto de derramar a água sobre o batizando, acompanhado das belíssimas palavras sacramentais proferidas pelo ministro. “Estas palavras são eu te batizo em nome do pai, do filho e do Espírito Santo”. O significado da água é sinal de vida, que purifica e liberta do pecado.
A água nos recorda o sangue de Cristo que nos purifica do pecado; fonte e vida é sinal de vida nova, e nos possibilita a plenitude da graça e entrada na comunidade cristã.
Nos primórdios da Igreja, a pia batismal era uma piscina que ficava ao lado da Igreja, e o catecúmeno, se apresentava ao bispo entrava na piscina e ao sair era revestido de uma túnica branca símbolo da vida nova da graça. O batismo era realizado no Sábado Santo, vésperas da Páscoa da ressurreição. Ainda hoje é realizado no Sábado Santo a benção da água que servirá para os batizandos durante o ano.
Seu coordenador Roberto (Beto)